Mundos que mudam, valores que permanecem: uma visão da missão da Escola, do papel dos pais e da questão da disciplina
Maria Helena Bresser* Trazendo desafios, perplexidades, dúvidas, as transformações do mundo atual estão legando uma mensagem claríssima, nada nova e muito significativa para pais e educadores: precisamos ter consciência de que pessoas estamos formando.
Temos problemas com a disciplina, com a rapidez das transformações dos costumes, com o mercado de trabalho? Para iniciarmos as buscas pelas respostas, são necessários dois movimentos: um olhar para fora e um olhar para dentro.
Se olharmos pela nossa janela, veremos um mundo novo em formação, fundado basicamente sobre a produção constante e a transmissão veloz do conhecimento. Veremos a passagem da sociedade industrial para a sociedade da informação -- movida pelo conhecimento e pela tecnologia.
Há clara tendência de substituição do trabalho físico do homem por máquinas, como computadores e robôs, nas tarefas repetitivas e rotinas de cálculo.
Nesse ponto, começam nossos desafios como educadores. A sociedade atual necessita de pessoas:
versáteis e flexíveis;com boa capacidade de comunicação; que identifiquem e resolvam problemas;que saibam trabalhar em equipe e negociar;que pensem de forma global e sejam capazes de selecionar e buscar informações em diversas fontes;que dominem as tecnologias de informação (como a Internet) e, pelo menos, o inglês.
Basta? Não. Por trás de tudo isso deve haver uma sólida formação acadêmica.
A Escola, portanto, mudou seu paradigma de ensino para aprendizagem. Hoje, ela precisa formar pessoas que saibam estudar e aprender o tempo todo. Caso contrário, esses cidadãos correrão o risco de serem atropelados pelo novo e de perderem o bonde deste mundo competitivo no qual estamos mergulhados.
Maria Helena Bresser* Trazendo desafios, perplexidades, dúvidas, as transformações do mundo atual estão legando uma mensagem claríssima, nada nova e muito significativa para pais e educadores: precisamos ter consciência de que pessoas estamos formando.
Temos problemas com a disciplina, com a rapidez das transformações dos costumes, com o mercado de trabalho? Para iniciarmos as buscas pelas respostas, são necessários dois movimentos: um olhar para fora e um olhar para dentro.
Se olharmos pela nossa janela, veremos um mundo novo em formação, fundado basicamente sobre a produção constante e a transmissão veloz do conhecimento. Veremos a passagem da sociedade industrial para a sociedade da informação -- movida pelo conhecimento e pela tecnologia.
Há clara tendência de substituição do trabalho físico do homem por máquinas, como computadores e robôs, nas tarefas repetitivas e rotinas de cálculo.
Nesse ponto, começam nossos desafios como educadores. A sociedade atual necessita de pessoas:
versáteis e flexíveis;com boa capacidade de comunicação; que identifiquem e resolvam problemas;que saibam trabalhar em equipe e negociar;que pensem de forma global e sejam capazes de selecionar e buscar informações em diversas fontes;que dominem as tecnologias de informação (como a Internet) e, pelo menos, o inglês.
Basta? Não. Por trás de tudo isso deve haver uma sólida formação acadêmica.
A Escola, portanto, mudou seu paradigma de ensino para aprendizagem. Hoje, ela precisa formar pessoas que saibam estudar e aprender o tempo todo. Caso contrário, esses cidadãos correrão o risco de serem atropelados pelo novo e de perderem o bonde deste mundo competitivo no qual estamos mergulhados.
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