CURSISTA: ANTONIA BEZERRA
TEMA: DISTÂNCIAS DOS PLANETAS ATÉ O SOL – AS ESCALAS
Planejamento para disciplina de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental II.
Plano de aula6º anoAntonia Bezerra B. Bandeira - 14/10/2010DisciplinaCiências – 6º ano
ConteúdoAstronomia – Sistema Solar
Duração1 hora aula (50 a 55 minutos)
TemaDistâncias dos planetas até o Sol – as escalas
Objetivos• Construção de modelo em papel, usando escalas, para visualizar a distribuição espacial dos planetas no Sistema Solar.• Visualizar a proximidade ao Sol dos planetas Mercúrio, Vênus, Terra e Marte e o afastamento dos demais planetas. • Demonstrar, com base em modelo, as grandes distâncias entre os componentes do Sistema Solar. • Compreender o conceito de escalas.
MaterialPara a pesquisa prévia:• computador com acesso à internet;• caderno para anotações.Para a atividade:• rolo de papel com largura mínima de 5 cm (de máquina de somar ou papel higiênico, ou ainda papéis emendados até formar uma tira de no mínimo 6 metros);• caneta;• régua ou fita métrica.
Atividade motivacionalPesquisar em casa as distâncias entre os planetas e entre eles e o Sol. – Montar uma tabela com as distâncias entre os planetas (em milhões de quilômetros).
Para essa pesquisa, usar os seguintes sites:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Disponível em:
Conhecimento prévioO aluno deverá ter o conhecimento da estrutura do Sistema Solar e dos corpos celestes que o compõem.
Fundamentação teóricaO Sistema Solar faz parte do conteúdo de Astronomia no 6º ano do Ensino Fundamental II. Um dos problemas encontrados, por professores e alunos, é a compreensão da magnitude das distâncias astronômicas, e os livros didáticos raramente ajudam nessa compreensão. Algumas ilustrações que aparecem nesses livros podem levar a erros conceituais. O Sistema Solar geralmente é representado por esquemas onde aparecem o Sol e os planetas sem preocupação com a correção das escalas aplicadas para os diâmetros do Sol e dos planetas ou para as distâncias entre eles, dando uma falsa impressão das medidas reais. As ilustrações passam a noção errada de que os planetas estão equidistantes uns dos outros. Muitas vezes aparece a informação de que a ilustração não obedece a uma escala, porém mesmo assim fica muito vago e difícil para que o aluno compreenda a magnitude das distâncias.De fato, representar o Sistema Solar em uma ou duas páginas é praticamente impossível, pois as distâncias dos planetas entre si e em relação ao Sol não permitiriam essa representação usando uma escala viável. Quando são colocadas tabelas com as distâncias entre os planetas e o Sol, os números são tão grandes que o aluno não consegue imaginar.
EstratégiasCom base na explicação teórica sobre as distâncias entre os astros do Sistema Solar, sobre o conceito de escala e a forma de converter essas distâncias dividindo-as por um denominador comum, propor as seguintes ações:• Usar a tabela com as distâncias dos planetas em relação ao Sol. • Discutir com os alunos as possibilidades de um divisor comum para todas as distâncias (pode-se usar o link para os cálculos – Feira de Ciências. Disponível em:
O modelo a ser construído em centímetros pode ser realizado no corredor da escola.Iniciar a montagem do modelo esticando a fita de papel. Pedir a um aluno para que marque uma bolinha representando o Sol em uma das extremidades do papel. A partir das distâncias fornecidas na tabela e do Sol marcado na fita, os alunos deverão marcar as distâncias dos planetas no papel, usando a fita métrica.
AvaliaçãoVerifique o entendimento dos conteúdos abordados (distâncias e escalas) com exercícios escritos adaptados dos exemplos acima. Os alunos não precisam memorizar as distâncias dos planetas. O importante é que eles compreendam o significado dos valores apresentados, a magnitude das distâncias e qual a relação com as características dos planetas estudados.
ReferênciasOLIMPÍADA Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Disponível em:
HORVATH, Jorge Ernesto. ABCD da Astronomia e Astrofísica. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2008.
http://www.youtube.com/watch?v=6umWxt_oq2c
Nenhum comentário:
Postar um comentário